terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Em fase de preparação

A expectativa aumenta a cada dia... Em menos de um mês estarei voando para Roraima. O Estado, que nunca antes havia despertado meu interesse, se mostra (em minhas pesquisas pela internet) atraente tanto em seus aspectos geográficos quanto nos humanos.

São cerca de 53.167 indígenas distribuídos pelas etnias Macuxi, Wapichana, Ingaricó, Yanomami, Waimiri-Atroari, Wai-Wai, Taurepang, Patamona, Yekuana, Sapará. São 32 Terras Indígenas (TIs), sendo que 46,37% da área territorial do Estado é compreendida por terras indígenas. É o Estado com menor população do Brasil (451.227  habitantes), sendo que a capital, Boa Vista, concentra 284.313 habitantes (mais ou menos a população da região de Venda Nova, em BH).

Roraima, inserido na região de Floresta Amazônica, possui uma geografia diversificada, apresentando áreas de floresta preservada (na porção sul do Estado), mas também áreas de savana e regiões montanhosas de grande altitude, além de poderosos cursos d'água, como o Rio Branco (afluente do Rio Negro) - características que fazem do Estado um paraíso para o ecoturismo.

A cidade de Boa Vista possui acesso facilitado às regiões do Caribe - de sua rodoviária internacional partem ônibus para diversas cidades da Venezuela e da República Cooperativa da Guiana.

Informações:
Governo de Roraima http://www.portal.rr.gov.br/
Conselho Indígena de Roraima http://www.cir.org.br/portal/
IBGE http://www.ibge.gov.br/home/default.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário