Literatura e Patrimônio


Narração de histórias indígenas e contos tradicionais brasileiros. Organização de rodas de conversa, contações de histórias e saraus.

"Entende-se por “patrimônio cultural imaterial” as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Este patrimônio cultural imaterial, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Para os fins da presente Convenção, será levado em conta apenas o patrimônio cultural imaterial que seja compatível com os instrumentos internacionais de direitos humanos existentes e com os imperativos de respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos, e do desenvolvimento sustentável."

Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da UNESCO, de 2003.

Ritual Yaokwa do povo Enawene Nawe – registrado na categoria Celebrações

Gonçalves (2003) afirma que nessa nova categoria (patrimônio imaterial) estão lugares, festas, religiões, formas de medicina popular, música, dança, culinária, técnicas etc. Como sugere o próprio termo, a ênfase recai menos no aspectos materiais e mais nos aspectos ideais e valorativos dessas formas de vida. Diferentemente das concepções tradicionais, não se propões o tombamento dos bens listados nesse patrimônio. A proposta é no sentido de registrar essas práticas e representações e de fazer uma acompanhamento para verificar sua permanência e suas transformações.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O patrimônio como categoria de pensamento. in: ABREU, Regina & GHAGAS, Mário (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - reconhece o instrumeto de Registro como Patrimônio Cultural Brasileiro. Os Bens imateriais podem ser registrados em uma das 04 categorias: modos de fazer; expressões; celabrações; e lugares.


A feria de Caruaru – registrada na categoria Lugares

Arte Kusiwa - pintura corporal e arte gráfica  do povo Wajãpi - registrada na categoria Formas de Expressão

Modo de Fazer a Viola de Cocho – registrado na categoria Saberes

Nenhum comentário:

Postar um comentário