Narração de histórias indígenas e contos tradicionais brasileiros. Organização de rodas de conversa, contações de histórias e saraus.
"Entende-se por “patrimônio cultural imaterial” as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Este patrimônio cultural imaterial, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Para os fins da presente Convenção, será levado em conta apenas o patrimônio cultural imaterial que seja compatível com os instrumentos internacionais de direitos humanos existentes e com os imperativos de respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos, e do desenvolvimento sustentável."
Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da UNESCO, de 2003.
Gonçalves (2003) afirma que nessa nova categoria (patrimônio imaterial) estão lugares, festas, religiões, formas de medicina popular, música, dança, culinária, técnicas etc. Como sugere o próprio termo, a ênfase recai menos no aspectos materiais e mais nos aspectos ideais e valorativos dessas formas de vida. Diferentemente das concepções tradicionais, não se propões o tombamento dos bens listados nesse patrimônio. A proposta é no sentido de registrar essas práticas e representações e de fazer uma acompanhamento para verificar sua permanência e suas transformações.
Ritual Yaokwa do povo Enawene Nawe – registrado na categoria Celebrações |
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O patrimônio como categoria de pensamento. in: ABREU, Regina & GHAGAS, Mário (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - reconhece o instrumeto de Registro como Patrimônio Cultural Brasileiro. Os Bens imateriais podem ser registrados em uma das 04 categorias: modos de fazer; expressões; celabrações; e lugares.
A feria de Caruaru – registrada na categoria Lugares |
Arte Kusiwa - pintura corporal e arte gráfica do povo Wajãpi - registrada na categoria Formas de Expressão |
Modo de Fazer a Viola de Cocho – registrado na categoria Saberes |
Nenhum comentário:
Postar um comentário